Filme ‘Me chame pelo seu nome’ – uma viagem pelo norte da Itália

A região da Lombardia fica no coração do norte da Itália, uma área frequentemente “negligenciada” em favor de seus vizinhos mais famosos. 

É uma das vinte regiões administrativas do país. Famosa por seus lindos lagos, cidades medievais e culinária fantástica, esta região é um pouco mais fora do comum do que em algum lugar como Puglia ou Veneto, mas vale a pena uma visita.

É quase automático lembrar de Roma e Veneza quando pensamos em férias na Itália. 

Mas hoje convido vocês a conhecerem um outro – e também belíssimo – lado italiano através do filme ‘Me Chame Pelo Seu Nome’ (2017). 

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, o filme tem como cenário principal a região da Lombardia, que fica a cerca de 1 hora de carro de Milão. 

Neste ótimo trabalho cinematográfico, o diretor italiano Luca Guadagnino entrega, além da sensível história entre Elio e Oliver, um passeio pelo Norte da Itália.

Boa parte do filme acontece na cidade de Crema, onde os pais de Elio moram em uma vila datada do século 15. 

Visitar Crema é como voltar no tempo. O lugar consegue manter aquela incrível capacidade de fazer as horas passarem devagar.

Ao mesmo tempo em que nos convida para um café enquanto apreciamos a arquitetura do Arco del Torrazzo ou para conhecermos uma culinária mais familiar, também dispõe de lugares sofisticados como o Botero. 

A poucos passos  do Duomo, o Botero (Michelin 2023 e Traveller’s Choice Tripadvisor 2022) fica em um belo palácio histórico, e inclui tanto receitas tradicionais quanto sofisticadas, sempre acompanhadas de sua bela carta de vinhos.

Elio e Olive aparecem de bicicleta em muitas cenas do filme. Uma das mais marcantes acontece na cidade de Pandino, que segue o mesmo charme de Crema, com ruas tranquilas, gente acolhedora e monumentos históricos, como o Castelo Visconti. Não deixem de conhecer o Osteria degli Amici e sua culinária lombardia e mediterrânea.

Em dado momento do filme, Elio e Olive acompanham o professor Pearlman (pai de Elio) em uma descoberta arqueológica no Lago di Garda, o maior da Itália. 

A visão do lago é estonteante, margeada ao norte pela imponente Dolomitas (cadeia de montanhas dos Alpes orientais italianos) e ao sul pela região de vinhedos. 

E é justamente ao sul que encontramos uma das cidades mais procuradas: Bardolino.

Abrigando prestigiadas vinícolas italianas, como a Tenuta La Cà e a Roccolo del Lago, é nesta região que encontramos os vinhos de origem Bardolino. Frutado e de estilo leve, este é um dos vinhos mais famosos da Itália.

Como não querer conhecer essa região tão linda da Itália depois de assistir esse filme?

0 comment

Botânica Bistrô – café da manhã especial no Rio

Quem acompanha o blog sabe o quanto sou apaixonada por café da manhã.

Talvez seja a minha refeição preferida do dia. Conhecer novas cafeterias faz parte da minha vida desde pequena, quando pedia para os meus pais me levarem para tomar café da manhã em padarias diferentes pelo bairro.

A novidade na zonal sul do Rio (Gávea) dessa vez é o Botânica Bistrô. Uma cafeteria com um cardápio 100% artesanal, super variado e cheio de boas surpresas.

Dos pães artesanais aos cafés selecionados, o menu é um convite para satisfazer todos os gostos e atender aos paladares mais exigentes.

As opções sem glúten e veganas também fazem muito sucesso na casa!

O ambiente é aconchegante e charmoso, e cada item é preparado com carinho e dedicação, garantindo não só o sabor delicioso da comida, mas a apresentação impecável dos pratos.

Isso mesmo, por aqui a gente ama mesa posta, louças lindas e comidinhas instagramáveis!

O destaque, além do café manhã, vai para o pão de abobrinha (feito com queijo, ovo, farinha, abobrinha e temperos) carro-chefe da loja, muito saboroso!

Pedimos também a sugestão do dia, Waffle de Pão de Queijo com ovos mexidos.

Os cafés estavam perfeitos e a apresentação dos pratos realmente faz toda a diferença. Outras sugestões maravilhosas são os brioches recheados com ovos mexidos, o croque monsieur e o bolo de aipim.

O local também oferece almoço e jantar num cardápio repleto de saladas, quiches, sanduíches e massas.

E ainda tem menu executivo, que muda semanalmente, com muitas opções para o almoço.

O Botânica Bistrô fica no Shopping da Gávea, 1º piso. Também tem lojas em Ipanema e Botafogo.

Quem estiver passando pela Gávea, vale a pena experimentar os quitutes dessa cafeteria charmosa e cheia de delícias!

0 comment

5 filmes sobre vinho e viagem

O feriado chegou e nós selecionamos 5 filmes para quem não conseguiu programar uma viagem, mas pode viajar do sofá e aprender muito sobre o universo dos vinhos e, claro, destinos de enoturismo!

  • Andando nas Nuvens (1995)

Ambientado nos vinhedos do norte da Califórnia nos meses logo após a Segunda Guerra Mundial, o filme conta a história de Paul (Keanu Reeves) e Victoria Aragon (Aitana Sanchez-Gijon) que se encontram em um momento de crise na vida de ambos. Com direção do mexicano Alfonso Arau, “Andando nas Nuvens” foi indicado ao BAFTA e também ao Globo de Ouro. O filme ainda venceu nas categorias Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante do Festival de Gramado (1993).

Onde assistir: Star+

  • Entre Vinho e Vinagre (2019)

Imagine se você pudesse fazer da viagem com suas melhores amigas um filme?Pois foi exatamente assim que surgiu a ideia da comédia “Entre Vinhos e Vinagre”. Amy Poehler, Rachel Dratch, Maya Rudolph, Ana Gasteyer, Paula Pell e Emely Spivev, tão conhecidas pelos fãs de “Saturday Night Live”, são amigas de longa data, que compartilham na vida real viagens como esta. E o aniversário de 50 anos de Dratch, em 2016, comemorado com uma excursão em grupo à Napa, motivou a produção deste filme. Detalhe interessante deste trabalho é que todas interpretam versões de si mesmas.

Onde assistir: Netflix

  • O Julgamento de Paris (2008)

Considerada a degustação de vinhos mais importante do século 20, “O Julgamento de Paris” é baseado em fatos reais. Estrelado pelo sempre competente Bill Pulman e pelo ótimo Chris Pine, o filme retrata o início da indústria do vinho em Napa Valley, nos anos 70, e a vitória da vinícola californiana Chateau Montelena na competição internacional de melhor vinho em 1976, em Paris. 

A conquista foi decisiva para inserir a região no mapa dos melhores produtores da bebida em todo o mundo.

Uma curiosidade: o vinho que venceu o duelo foi o Chateau Montelena 1973. E uma das últimas garrafas foi arrematada em 2015 pelo britânico Jason Corcoran por 11 mil dólares! 

Onde assistir: Prime Video

  • Um Bom Ano (2006)

Max Skinner (Russell Crowe) é um especialista em investimentos altamente bem-sucedido, sem tempo para a vida fora do trabalho. Quando seu tio morre, Max herda um château e uma vinícola na Provença, França, onde ele passou a maior parte da infância. Sua primeira intenção é vender toda a propriedade o mais rápido possível. Mas depois de passar um tempo inesperado na região, ele descobre uma parte de si mesmo que havia perdido. “A Good Year” é baseado no romance best-seller de Peter Mayle.

O filme revive a parceria de sucesso entre o diretor Ridley Scott e Crowe, que venceu diversos prêmios com o épico “O Gladiador”, em 2000.

Onde assistir: Star+

  • Vinho e Guerra (2022)

A história antiga do Líbano é marcada por uma rica tradição de vinificação. Desvendando a trajetória dos primeiros comerciantes de vinho do mundo, este excelente documentário é um testemunho complexo da coragem do povo libanês diante da adversidade, e um mergulho profundo na história de uma nação que criou mestres na gestão de crises: uma habilidade personificada pelos produtores de vinho.

Onde assistir: Prime Video

0 comment

5 cafés fofos em Paris: e muito instagramáveis

Quando sei que vou para um destino romântico e cheio de lugares e restaurantes que quero muito conhecer, sempre começo a fazer uma lista de todas as coisas que quero ver e fazer, alguns lugares repetidos e outros que nunca fui.

Logo que começo a listinha percebo que a maioria se concentra em torno de nomes de cafeterias.

Em se tratando de Paris, isso não é uma supresa. Paris é a cidade perfeita para sentar ao ar livre com um café e um croissant e ver a vida passar.

Listei aqui 5 dos cafés mais fofos que você precisa conhecer se estiver em Paris e quiser procurar o melhor chocolate quente, o café parisiense mais instagramável ou um lugar cheio em história:

LE CONSULAT

18 Rue Norvins, 75018 Paris

CAFÉ DE FLORE

172 Bd Saint-Germain, 75006 Paris

ANGELINA CAFÉ

226 rue de Rivoli, Paris

AU VIEUX PARIS D’ARCOLE

24 Rue Chanoinesse, 75004 Paris

VERLET CAFÉ

256 Rue Saint-Honoré, 75001 Paris

E se souberem de outros cafés parisienses que gostam, me contem nos comentários!

Bora aumentar nossa listinha de cafés imperdíveis pelo mundo!

0 comment

Quitéria Café – Ipanema Inn

Domingo é dia daquele café da manhã mais demorado e especial.

Quem acompanha o blog conhece o meu amor por café da manhã de hotel e de cafeterias charmosas mundo afora.

Mas esse post vai falar de uma café aqui no Rio, em Ipanema, bairro do meu coração.

O Quitéria café fica dentro do hotel Ipanema Inn, um lugar super acolhedor e cheio de bossa.

O café tem um dos melhores cardápios de brunch e café da manhã da cidade.

É servido à la carte mas quem estiver hospedado pode repetir o menu quantas vezes quiser! Mais uma desculpinha para conhecer esse hotel charmoso.

Nossa sugestão é que você vá com muita fome! rs

Para os cariocas que estiverem por ali, nao deixem de conhecer, e quem está vindo pro Rio, vale a pena experimentar, seja para tomar café ou se hospedar e ficar pro café da manhã no dia seguinte!

Quem mais ama um café da manhã de hotel?

0 comment