Dicas de Viagem

 

Bagagem

Cuidado com os limites de franquia de bagagem da companhia aérea, inclusive da bagagem de mão. Ultrapassar o peso acarreta cobranças adicionais. Não aconselhamos despachar bens de valor, como jóias, notebooks ou máquinas fotográficas.

Em relação à bagagem de mão, cinco quilos são o peso permitido em bolsas ou mochilas com até 115 centímetros. Nada de objetos cortantes na bagagem de mão ou líquidos em quantidade superior a 100 ml.

Personalize sua mala: uma fitinha colorida, um adesivo, uma tag de mala bem estilosa, algo que faça você identificá-la facilmente na esteira de bagagens.

E se a mala não aparecer na esteira? Dirija-se ao balcão da companhia aérea para o Registro de Ocorrência e, caso tenha contratado, entre em contato com o seu seguro viagem, antes de sair da área das esteiras. O seguro fará toda a busca e entregará a mala no seu hotel!

 

Atraso de Vôo

Se o vôo atrasar até quatro horas, a companhia aérea deve embarcar o passageiro em outro vôo. Em atrasos superiores, a empresa aérea deve oferecer refeições, telefonemas, transporte e acomodação, conforme o caso. Reclamações devem ser registradas na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): 0800-725-4445.

Entre sempre em contato com sua agência de viagem, eles podem ajudar a solucionar problemas que muitas vezes não se consegue sozinho.

 

Menores no Exterior

O novo passaporte, o azul, não traz informação de filiação do viajante. Então, para os menores de idade que viajam acompanhados ou não dos pais, é necessário apresentar, além do passaporte, o RG ou a certidão de nascimento original no check-in e na Polícia Federal.

 

Check-in

Aprenda a utilizar o web check-in. Muitas companhias aéreas, como a Aeromexico, Avianca, Copa, Gol, Lan, Taca e Tam oferecem essa ferramenta. Com isso, você reserva seu assento e imprime o cartão de embarque, e passa no check-in da companhia apenas para despachar as bagagens.

Caso não seja possível realizar o check-in pela internet, recomendamos a apresentação no balcão da cia. Aérea com, no mínimo, 3 horas de antecedência.

Na época das férias e feriados, não há marcação antecipada de assento e o fluxo de passageiros nos aeroportos nesse período é intenso!

 

Menores desacompanhados

De acordo com a resolução nº 131/11 do CNJ, é indispensável a autorização judicial para que menores de idade viajem ao exterior sozinhos, com um dos responsáveis ou acompanhado de terceiros autorizados pelos pais.

O Documento deverá ser elaborado em duas vias e ter as firmas reconhecidas por autenticidade ou semelhança. Cada via deverá ter uma foto 3×4 e uma cópia do RG do menor. Uma via ficará retida pela Policia Federal e a outra via deverá ser guardada até o desembarque no Brasil.

 

Documentos

Confira a lista de documentos que devem estar com você no momento do embarque:

– Passaporte: confira a data de validade – normalmente é exigido mínimo de 6 meses de validade;

– Visto de entrada no país de destino (caso necessário);

– Autorização de viagem para menores de 18 anos que viajam desacompanhados dos pais ou com apenas 1 deles;

– Passagem aérea (e-ticket);

– Voucher dos hotéis, serviços e de aluguel de carro;

– Seguro Viagem.

 

Segurança

Por mais seguro que se sinta, não descuide de documentos, dinheiro, cartão de crédito, máquina fotográfica, laptop e demais objetos de valor. Deixe sempre trancado no cofre do hotel. No aeroporto, evite despachá-los, leve-os sempre com você na mala de mão.

E, no final da viagem, não se esqueça de retirar os pertences do cofre!

 

Emergência Médica

Em caso de emergências médicas, é fundamental que o passageiro entre em contato com o seguro viagem contratado qualquer decisão. O atendente do seguro instruirá como agir em cada situação.

Na apólice de seguro existirá sempre um telefone de contato toll free, para que os passageiros entrem em contato sem custo, a partir de qualquer telefone.

 

Gorjetas

Em cruzeiros marítimos, as gorjetas fazem parte da conta da viagem, já sendo cobradas ao fechar a fatura. Em viagens internacionais, o ideal é perguntar para o guia local, ou no hotel, sobre o percentual oferecido em gorjetas a garçons e carregadores de mala.

Para os guias e motoristas de vans e carros de passeio, pergunte à nossa equipe sobre a prática de gorjetas no local visitado.

 

DUTY FREE

Como todos sabem, as compras no duty free fazem parte de qualquer viagem internacional!

No Dufry Brasil, o passageiro tem direito a consumir US$ 500 em produtos e uma das vantagens é poder conferir os itens, preços e até fazer a reserva antes de passar por lá.

Saiba mais no www.dutyfreedufry.com.br.

 

Boa viagem!!

 

 


     

deiamonteiro


Andréa Monteiro

Carioca, empresária e apaixonada por viagens.




Parceiros

Novidades por Email

Entre com seu e-mail para ficar por dentro das novidades


Instagram Slider

Instagram Slider
Nothing to search for